Navegação de acessibilidade

“Cabo Verde para a União Europeia está se tornando mais importante”, afirma ex-Primeiro Ministro de Malta, Lawrence Gonzi - Asset Display Page

“Cabo Verde para a União Europeia está se tornando mais importante”, afirma ex-Primeiro Ministro de Malta, Lawrence Gonzi

Informações,Cooperação Publicado em: 13-02-2025 11:43

O Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, considera que Cabo Verde e Malta têm um campo vasto onde podem trabalhar em conjunto e colocar Cabo Verde na rota do desenvolvimento.

Esta afirmação foi feita por Olavo Correia, nesta quarta-feira, dia 12, ao receber uma visita de cortesia do ex-Primeiro Ministro de Malta, Lawrence Gonzi.

Durante o encontro, foram discutidos vários assuntos de interesse mútuo, nomeadamente desafios e oportunidades dos pequenos Estados. Temas relacionados com as áreas de finanças, turismo, emprego, mobilidade, economia azul, economia digital e investimento privado, entre outros, também foram abordados.

“Nós podemos trabalhar em conjunto, sobretudo, tendo em conta que Cabo Verde, enquanto pequeno Estado insular arquipelágico, está confrontado com vários desafios, que também são globais. Desafios relacionados com a ação climática, a transição energética, a vulnerabilidade no plano da saúde, a promoção da paz, a segurança e diversificação do turismo. Nós temos aqui um campo vasto, onde podemos trabalhar em conjunto para colocar Cabo Verde na rota de desenvolvimento”, referiu o Ministro das Finanças.

Por seu lado, o ex-Primeiro Ministro de Malta afirmou que Cabo Verde para a União Europeia está se tornando mais importante por causa da sua localização estratégica e da sua proximidade com a África e a Europa “Isto representa uma grande oportunidade, e Cabo Verde já está a trabalhar nisso, através dos acordos financeiros assinados com a União Europeia e o Banco Europeu. Tudo o que pudermos fazer para impulsionar este processo ao máximo, posso assegurar que o faremos”, afirmou Lawrence Gonzi.

O ex-Primeiro-Ministro de Malta, Lawrence Gonzi, encontra-se em Cabo Verde a convite do Chefe do Governo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, no âmbito do engajamento de alto nível entre Cabo Verde e a Global Leadership Foundation, iniciado em 2019 e que reforça o compromisso do país em aproveitar a experiência global para enfrentar os desafios e as oportunidades únicas dos pequenos Estados.