"Cabo Verde continua a crescer fortemente, refletindo uma recuperação no turismo, desempenho robusto das exportações, bem como crescimento do consumo privado" - Fundo Monetário Internacional - Asset Display Page
Informações,Economia Publicado em: 21-01-2025 11:50

O Conselho Executivo do FMI concluiu a quinta revisão do desempenho de Cabo Verde no âmbito do acordo da Linha de Crédito Alargado (ECF) de 36 meses, aprovado em 15 de junho de 2022, e a segunda revisão do acordo do Mecanismo de Resiliência e Sustentabilidade (RSF) de 18 meses, aprovado em 11 de dezembro de 2023. A conclusão da quinta revisão ECF permite que as autoridades retirem o equivalente a SDR 4,5 milhões (aproximadamente US$ 5,87 milhões), enquanto a conclusão da segunda revisão RSF permitirá o desembolso de SDR 2,632 milhões (aproximadamente US$ 3,43 milhões).
Ao concluir a quinta revisão sob o acordo ECF, o Conselho Executivo aprovou a solicitação das autoridades para modificação dos critérios de desempenho do final de setembro e do final de dezembro de 2024. O Conselho Executivo apoiou a implementação atrasada de três RMs sob o acordo RSF.
Cabo Verde continua a crescer fortemente, refletindo uma recuperação no turismo, desempenho robusto das exportações, bem como crescimento do consumo privado. As autoridades têm tido sucesso em manter a estabilidade macrofinanceira. O crescimento real do PIB é projetado em 6% em 2024 com baixa inflação, um pequeno déficit em conta corrente e um nível adequado de reservas internacionais para proteger a paridade. A relação dívida pública/PIB continua em um caminho descendente, refletindo um alto crescimento contínuo e um saldo primário melhorado.
O programa apoiado pela ECF visa fortalecer as finanças públicas e colocar a dívida em um caminho descendente, reduzir os riscos fiscais de empresas públicas, modernizar a estrutura da política monetária e aumentar o potencial de crescimento. O RSF apoia os esforços do governo para implementar reformas climáticas macrocríticas e catalisar o financiamento climático privado.
Saiba mais em: https://abrir.link/MtxkH