Navegação de acessibilidade

“É tempo desta geração fazer a mudança” – Pedro Lopes - Asset Display Page

“É tempo desta geração fazer a mudança” – Pedro Lopes

Informações,Evento Publicado em: 18-02-2022 17:09

O Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, defendeu esta quinta-feira, 17, na cidade da Praia, que “é tempo desta geração fazer a mudança”. Lopes lançou este desafio no âmbito da sua participação no ato de encerramento da 2ª edição do Unitel Creative Camp. 

“É fantástico ver jovens com vontade de fazer” enfatizou Pedro Lopes ao reforçar que “há espaço para as empresas modernas” e que os jovens são e devem assumir o seu papel como “o motor do desenvolvimento económico do nosso país”.

O Governante manifestou-se muito agradado com as ideias apresentadas no Unitel Creative Camp e aproveitou para garantir que o Governo de Cabo Verde é um parceiro dos jovens empreendedores.

Realçou que a parceria do Executivo passa, nomeadamente, por um melhor enquadramento legal, um quadro de suporte, através de incentivos fiscais e, de acesso ao financiamento. Sublinhou, entretanto, que as demais responsabilidades para com os projetos são dos próprios empreendedores e que a palavra de decisão é dada pelo mercado. Fez este parêntese com foco nos concorrentes que não venceram o concurso. Isto, ao lembrar que as ideias, projetos ou produtos, independentemente de não terem ganho o concurso, poderão ter muito mais sucesso no mercado do que aqueles que venceram. 

Pedro Lopes aconselhou ainda os jovens a terem foco redobrado no desenvolvimento de bons produtos e que não se restrinjam demasiadamente com os limites do acesso ao capital. Enfatizou que este, deve ser uma das prioridades finais do processo criativo. Daí, ter destacado a importância de projetos como o Unitel Creative Camp- que no seu entender, reforçam uma fase importante, que é o processo de criação. 

Chamou atenção para o volume record de capital movimentado no Continente Africano durante o ano de 2021, pelas Start Up de base tecnológica – o que segundo lembrou, representa uma grande oportunidade e que deve ser aproveitada pelos jovens cabo-verdianos.

Deixou ainda um apelo às empresas cabo-verdianas no sentido de apoiarem as Start up do país, relembrando que havendo start up pujantes, teremos igualmente micro, pequenas e médias empresas mais pujantes.

Concluiu a sua intervenção realçando que falhar é normal e faz parte dos processos criativos. Daí ter apelado aos jovens presentes que não se deixem inibir pelas suas falhas.

Unitel Creative Camp. 

O Unitel Creative Camp é um concurso de abrangência nacional que tem como principal objetivo promover iniciativas empreendedoras e novas ideias de negócios ligadas à Economia Digital e de Telecomunicação. Trata-se de uma parceria entre a Unitel T+ e o Business Incubation Center (BIC).

O ato também teve o objetivo de dar a conhecer os vencedores da 2ª edição do Unitel Creative Camp.