Navegação de acessibilidade

“É tempo de mudar o conceito de ilhas isoladas e sem conhecimento e promover uma visão de futuro”- Secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, Pedro Lopes - Asset Display Page

“É tempo de mudar o conceito de ilhas isoladas e sem conhecimento e promover uma visão de futuro”- Secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, Pedro Lopes

Informações,Evento Publicado em: 13-04-2023 9:55

Como criar e impulsionar a inovação e a criatividade em cidades e regiões?

Este foi o mote de um workshop que teve lugar na manhã desta quarta-feira, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, no quadro da 9ª edição do Atlantic Music Expo, AME.

Moderado pelo Secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, Pedro Lopes, o espaço permitiu uma partilha de ideias e experiências com os membros do grupo “Mansa Musik”, o empresário Patson e o músico Mohombi.

Cabo Verde tem apostado em políticas públicas voltadas para a juventude, para promover talentos e a visão de futuro, sublinhou o Secretário de Estado, exemplificando com os parques tecnológicos em construção. “É tempo de mudar o conceito de ilhas isoladas e sem conhecimento e promover uma visão de futuro”, arrematou Pedro Lopes.

Por sua vez, músico Mohombi defendeu que “a diáspora africana precisa retornar aos seus países de origem. É tempo do Continente olhar para de dentro e usar os seus recursos, conhecimento e experiência, nos seus próprios países. Se tivermos uma África melhor teremos um mundo melhor”, fundamentando que o impulso desta inovação e criatividade nas cidades e regiões passa essencialmente pela conectividade e interação entre pessoas e culturas.

Uma posição partilhada pelo empresário Patson, e pelo Secretário de Estado da Economia Digital, que reforçaram a necessidade de aproveitar a identidade do país e região, e a visão e experiência daqueles que regressam.

Como conclusão do encontro, ficou para reflexão o quanto a globalização pode promover as pequenas culturas, numa conexão com o mundo, por exemplo, através da música e da língua. O Secretário de Estado da Economia Digital aproveitou a ocasião para anunciar que Cabo Verde é o único país africano que vai estar presente na próxima edição do WebSummit, em maio, que terá como palco a cidade do Rio de Janeiro.