Navegação de acessibilidade

“É primordial que os Serviços Públicos sejam eficazes, eficientes, inovadores, comprometidos com a qualidade, e focados nos cidadãos e nas empresas” - Edna Oliveira - Asset Display Page

“É primordial que os Serviços Públicos sejam eficazes, eficientes, inovadores, comprometidos com a qualidade, e focados nos cidadãos e nas empresas” - Edna Oliveira

Informações,Parceria Publicado em: 11-11-2020 18:14

A Secretária de Estado para a Modernização Administrativa, Edna Oliveira, presidiu esta manhã, o ato de abertura do workshop final sobre implementação do projecto CAF em Cabo Verde.

Durante a sua intervenção, Edna Oliveira, enfatizou que o Governo de Cabo Verde, no seu Programa de Governação e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável que o materializou, fixou metas desafiantes para o período 2017/2021.

Segundo sublinhou, esse programa está alicerçado em quatro objetivos estruturais. Entretanto, na sua comunicação desta manhã, deu destaque a dois: fazer de Cabo Verde uma economia de circulação no Atlântico Médio e garantir a sustentabilidade económica e ambiental.

Segundo enalteceu Edna Oliveira, a prossecução desses objetivos requer, de entre outras coisas, que se adote um modelo de crescimento económico baseado no investimento privado e que se adotem um conjunto de medidas e ações que melhorem o ambiente de negócios e atraiam o investimento externo.

Mais enfatizou, “neste modelo em que as empresas são o motor da economia e em que cada vez mais essas mesmas empresas pretendem alcançar maior produtividade através da inovação, da melhoria da qualidade dos seus produtos, progredindo tecnicamente, reduzindo os custos e baixando os preços, com o objetivo final de aumentar os lucros, as exigências naturalmente vão aumentar. Neste contexto, é primordial que os serviços públicos sejam eficazes, eficientes, inovadores, comprometidos com a qualidade, e focados nos cidadãos e nas empresas”. Por isso, explicou, foi definido no Programa do Governo e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2017/2021, fazer uma ampla reforma do Estado.

No âmbito deste processo: a reforma da Administração Pública do Setor Empresarial e das Autoridades Administrativas, visando sobretudo, a melhoria do ambiente de negócios, reforçou.

Com a Reforma da Administração Pública pretende-se “ainda melhorar a eficácia, a eficiência, a efetividade dos serviços e consequentemente, criar condições para o funcionamento das Instituições Públicas, das entidades privadas, das empresas privadas e do setor público, privilegiando o redimensionamento dos serviços com o objetivo de simplificar e melhor servir” concluiu.

A Secretária de Estado para a Modernização Administrativa qualificou o workshop desta manhã como sendo de extrema importância para a Administração Pública Cabo-verdiana e consequentemente para Cabo Verde.