Navegação de acessibilidade

Rúbrica Mensal: Saúde e Bem Estar Laboral «Dia Internacional da prevenção às LER/DORT» - Asset Display Page - Direção Nacional Administração Pública

Rúbrica Mensal: Saúde e Bem Estar Laboral «Dia Internacional da prevenção às LER/DORT»

Publicado em: 28-02-2022 11:32

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu hoje, 28 de fevereiro, Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT, com vista a alertar aos trabalhadores, empregadores e as autoridades a respeito da necessidade de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos.

A sigla LER - Lesão por Esforço Repetitivo compreende um conjunto de doenças causadas pela realização de atividades contínuas e repetitivas. DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são doenças causadas por movimentos repetitivos durante o desempenho do labor.

É importante salientar aqui que não se trata de uma doença mas sim de um distúrbio.

A LER e DORT são doenças reconhecidas por meio de ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, com lesões geralmente nos membros superiores, resultando em dor, sensação de peso e fadiga.

Os incômodos normalmente surgem em várias partes do corpo, porém são mais comuns nos punhos, cotovelos e ombros. A região da coluna lombar também é facilmente afetada.

A LER/DORT continua a produzir todos os anos, um contingente significativo de incapacitados, dias de trabalho perdidos, vultosas despesas e custos associadas importantes.

O tratamento pode ser feito de forma clínica com o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia ou em casos mais avançados com cirurgia.

A ginástica laboral se mostra como uma forte aliada no combate à doença. Assim somos a sugerir alguns pequenos exercícios com grandes resultados, a se realizar ao menos 2 vezes por dia:

  • Pequenas caminhadas na sala/corredor
  • Alongamentos de coluna, pernas
  • Rotação dos pulsos, tornozelos e ombros
  • Consumo de agua
  • Plantas dos pés totalmente apoiadas no chão
  • Boa postura à secretária

Relembramos que Fevereiro é e será sempre o mês do amor e amizade, por isso, cuidemos do nosso corpo com carinho.

Votos de muita saúde a tod@s! 

Rúbrica Mensal: "Saúde e Bem Estar Laboral" - Edição N.º2/2022

#dnap #administraçãopública #saúdeebemestarlaboral