Navegação de acessibilidade

Rúbrica Mensal: Saúde e Bem Estar Laboral - «Recursos Humanos» - Asset Display Page - Direção Nacional Administração Pública

Rúbrica Mensal: Saúde e Bem Estar Laboral - «Recursos Humanos»

Publicado em: 28-06-2021 8:30

Junho, o mês dos RECURSOS HUMANOS! 

No passado dia 03 celebramos o dia Internacional do profissional de RH, data esta criada pela Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations). E motivos para celebrar temos de sobra.

Os Recursos Humanos tiveram um crescimento exponencial, passando de um serviço altamente burocrático para um setor estratégico, onde até à década de 70 estava voltado para as máquinas, na década de 80 focada na qualidade, na de 90, nos processos e, nos anos 2000, nas Tecnologias de informação e comunicação. Com este avanço exponencial nos deparamos hoje com um RH voltado para as pessoas. 

Cabo Verde, efetivamente, encontra nos seus recursos humanos uma das suas maiores riquezas.

A Direção Nacional da Administração Pública Caboverdiana estuda, propõe, planeia, executa e avalia as políticas públicas nos domínios da boa gestão, desenvolvimento e qualificação dos seus recursos humanos, bem como assegura a direção e o controlo central dos sistemas da Administração Pública e da Função Pública. Ela é responsável pelo importante trabalho de desenvolvimento profissional dos profissionais da função pública,  com o objetivo de motivar, direcionar e formar os funcionários para trabalharem, com satisfação, na obtenção dos melhores resultados para os cidadãos.

Perante isto, vivemos um momento muito importante para a área de Recursos Humanos, uma vez que ela tem alcançado uma importância estratégica, nesse sentido, muito se tem feito para que a era da transformação digital se torne um motor decisivo no seu desenvolvimento e na mudança de paradigma que a gestão de RH comporta.

A nível nacional, o país já conta inclusive com uma Associação de RH que tem por objecto a promoção, organização e participação em actividades de índole científica, técnica ou cultural nas áreas da gestão, em especial na área de gestão dos recursos humanos, e das restantes áreas das ciências sociais e humanas. E no intuito de sanar alguns males, tais como os acidentes de trabalho e as doenças decorrentes do exercício de atividades profissionais, foi criada a política nacional de segurança e saúde no trabalho (Resolução do Conselho de Ministros n.º 20/2014 de 14 de março), que tem por objetivo promover e manter, a nível, nacional, o mais elevado grau de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as ocupações e profissões, prevenir os acidentes e os danos à saúde que foram consequência do trabalho ou tenham relação com a atividade de trabalho, ou, que surjam durante o trabalho, reduzindo ao mínimo, na medida que for razoável e possível, os riscos inerentes ao ambiente de trabalho.

Essas e outras ações, como a implementação de um novo sistema de gestão de desempenho, regularização dos precários e a modernização da Administração Pública,  possuem o intuito de enaltecer o trabalho dos funcionários públicos.

Por isso, registramos aqui, o nosso sincero reconhecimento e felicitação a todos os profissionais de Recursos Humanos!

Rúbrica Mensal: "Saúde e Bem Estar Laboral" - Edição Nº1/2021