Navegação de acessibilidade

Rúbrica Mensal: Saúde e Bem Estar Laboral «Outubro Rosa» - Asset Display Page - Direção Nacional Administração Pública

Rúbrica Mensal: Saúde e Bem Estar Laboral «Outubro Rosa»

Publicado em: 28-10-2021 10:00

Uma pequena fita rosa levada ao peito. Sim, neste mês de outubro, celebrou-se o movimento internacional de consciencialização para o controle do cancro de mama, o segundo tipo mais frequente no mundo. O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data é relembrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A mobilização visa de igual modo à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

Ao longo deste mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática. O cancro de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais.

Diagnosticar o cancro precocemente aumenta significativamente as possibilidades de cura.

O cancro de mama muitas vezes pode ser evitado ou detetado previamente e, tratado até levar à cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas medidas que podem ajudar na prevenção de múltiplas doenças, inclusive do cancro.

Votos de muita saúde a tod@s!

Rúbrica Mensal: "Saúde e Bem Estar Laboral" - Edição Nº5/2021

#dnap #administração #pública #saudeebemestarlaboral