Navegação de acessibilidade

Rúbrica Mensal: Saúde e Bem Estar Laboral «Novembro Azul» - Asset Display Page - Direção Nacional Administração Pública

Rúbrica Mensal: Saúde e Bem Estar Laboral «Novembro Azul»

Publicado em: 29-11-2021 11:40

Outubro foi dedicado às mulheres e Novembro, como não poderia deixar de ser, foi o mês dos homens. Neste mês celebrou-se o “Novembro Azul”, uma campanha com o objetivo de  alertar para a importância do diagnóstico precoce do cancro de próstata, o mais frequente entre os homens, mas é importante alertar ainda para o cancro do testículo e do pénis, para as várias disfunções sexuais masculinas e para as depressões dos homens.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember (junção de man - Homem em inglês, e novembro), mês dos bigodes, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate do Cancro de Próstata, realizado a 17 de novembro.

O movimento quer consciencializar, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, eliminar o tabaco, cuidar da saúde mental e, também, realizar o exame da próstata, periodicamente.

Entre os fatores de risco estão, histórico familiar de cancro de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de cancro.

O diagnóstico precoce é a melhor forma de combater a doença. O cancro se desenvolve de forma “silenciosa”, geralmente sem apresentar sintomas. Por isto mesmo, é recomendável que homens a partir dos 50 anos sem fatores de risco ou a partir dos 45 anos, caso tenham algum fator de risco, busquem se consultar com um médico urologista e possam realizar exames preventivos regularmente. A vigilância é essencial.

Votos de muita saúde a tod@s!

Rúbrica Mensal: "Saúde e Bem Estar Laboral" - Edição Nº6/2021