Navegação de acessibilidade

Rúbrica Mensal: Saúde e Bem Estar Laboral «Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho» - Asset Display Page - Direção Nacional Administração Pública

Rúbrica Mensal: Saúde e Bem Estar Laboral «Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho»

Publicado em: 28-04-2022 10:53

Comemoramos hoje, 28 de Abril, o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Esta data foi instituida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho.

Este ano 2022 incide no tema da participação e do diálogo social na criação de uma cultura positiva de segurança e saúde.

Para a OIT é necessário garantir uma cultura de segurança e saúde no mercado laboral em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado a todos os níveis.

A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do Trabalhador.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho pretende ser uma campanha internacional anual para promover um trabalho seguro, saudável e digno

A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), aborda a Segurança e Saúde do Trabalho, no objetivo de desenvolvimento sustentável n°. 8 destaca a necessidade de eliminar todas as formas de trabalho infantil até 2025 e propõe um ambiente laboral seguro para todos os trabalhadores até 2030.

A segurança do trabalho é muito mais do que uma área responsável por prevenir acidentes na empresa. O primeiro benefício que vem à mente é manter o ambiente de trabalho mais seguro e prevenir acidentes.

A ginástica laboral se mostra como uma forte aliada. Assim somos a reforçar alguns pequenos exercícios com grandes resultados, a se realizar ao menos 2 vezes por dia:

Pequenas caminhadas na sala/corredor

Alongamentos de coluna, pernas

Rotação dos pulsos, tornozelos e ombros

Consumo de agua

Plantas dos pés totalmente apoiadas no chão

Boa postura à secretária

Votos de muita saúde a tod@s!”

Rúbrica Mensal: "Saúde e Bem Estar Laboral" - Edição N.º4/2022

#dnap #administraçãopública #saúdeebemestarlaboral