Ciclo de workshops sobre Gestão Sistémica e Integrada de Recursos Humanos na Administração Pública - Asset Display Page - Direção Nacional Administração Pública
Publicado em: 11/21/25 4:28 PM
No âmbito da implementação do Plano de Carreira, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal do Regime Geral da Administração Pública, a Direção Nacional da Administração Pública (DNAP) realiza, nos dias 24 e 25 do mês corrente, no Anfiteatro do Hotel Barceló, uma Formação sobre o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos da Administração Pública, organizada em quatro sessões distribuídas entre 9h30 às 13h00 e 14h30 às 18h00.
Ao longo dos últimos cinco anos, diversos instrumentos legais e processos têm transformado profundamente a gestão de recursos humanos na Administração Pública Cabo-verdiana. Estes instrumentos estão estruturados numa lógica sistémica e integrada, exigindo que todos os intervenientes compreendam a interligação entre eles e o papel central que desempenham na modernização administrativa.
Considerando ainda que a DNAP é o Serviço Central do Estado responsável pela gestão dos recursos humanos da Administração Publica, entendeu-se necessário dotar os dirigentes e técnicos com responsabilidades na gestão dos recursos humanos afetos a Administração Publica Central Direta e Indireta do Estado, através da presente formação, de conhecimentos e competências em matéria de Gestão Integrada de Recursos Humanos, com especial destaque para o SGD – Sistema de Gestão de Desempenho, visando uma melhor implementação do PCFR e das diversas transformações em curso na gestão dos recursos humanos da Administração Pública.
A presente formação é, por enquanto, dirigida a todos aqueles que têm responsabilidades na gestão dos recursos humanos da Administração Publica caboverdiana, sendo que deverão tomar parte os seguintes grupos:
- Dirigentes superiores da Administração Pública Central Direta;
- Dirigentes intermédios da Administração Pública Central Direta;
- Técnicos de Recursos Humanos da Administração Pública Central Direta;
- Técnicos de Recursos Humanos dos Institutos Públicos;
A formação dará especial enfoque ao Sistema de Gestão de Desempenho, destacando o seu papel na promoção da excelência, na melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos, empresas e comunidade, bem como no desenvolvimento profissional baseado no mérito e nos resultados.