Vice-Primeiro Ministro preside ato de lançamento do Portal do Comércio Externo de Cabo Verde - Asset Display Page
Informações,Economia Publicado em: 21-11-2023 9:51
O Governo de Cabo Verde fez o lançamento público do Portal do Comércio Externo, um instrumento que reflete o compromisso contínuo deste Executivo na promoção da transparência, facilitar o comércio externo e aperfeiçoar o ambiente de negócios no país.
O ato de lançamento acontece no dia 17 de novembro, na cidade da Praia, e foi presidido pelo
Vice-Primeiro Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia.
O Governante, durante o seu discurso, realçou que o Portal do Comércio Externo faz parte do pacote de reformas que estamos a empreender que permitirá a desburocratização, a simplificação, e facilitação do comércio externo.
Com esta iniciativa, o Governo quer criar uma ferramenta que possa permitir o envolvimento de todas as entidades que atuam e participam neste processo, possam estar alinhados quanto às melhores práticas e procedimentos, para que tenhamos um mecanismo facilitador do comércio externo.
“O comércio externo é a porta de entrada do país. É a marca decisiva em relação à perceção que as pessoas têm da forma como o Estado funciona. Por isso, temos a obrigação de ter um serviço de comércio externo de excelência, desmaterializado, desburocratizado e digitalizado”, disse Olavo Correia.
O Portal do Comércio Externo de Cabo Verde é uma plataforma que disponibiliza informações e conteúdos relativos ao comércio de forma dinâmica e harmonizada, constituindo-se como ponto central de informações do comércio externo de Cabo Verde na rede, melhorando o ambiente de negócios, bem como o posicionamento de Cabo Verde no ranking do Doing Bussines.
Esse projeto está em conformidade com as diretrizes e expectativas governamentais, tanto da Digital Cabo Verde quanto da Comissão Nacional do Comércio. “O portal será a base para apoiar e divulgar as grandes reformas em andamento para facilitação do comércio”, avançou Olavo Correia.