Navegação de acessibilidade

Governo reafirma compromisso com a ação climática e com os desafios que ela representa para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento - Asset Display Page

Governo reafirma compromisso com a ação climática e com os desafios que ela representa para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento

Informações,Conferência Publicado em: 17-10-2025 16:33

O secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, reiterou o firme compromisso do Governo de Cabo Verde com a causa climática e com os desafios enfrentados pelos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID), sublinhando a importância da adoção de decisões concretas que transformem a vulnerabilidade em liderança e a ambição em resultados.

Alcindo Mota falava à margem da Conferência Ministerial da Comissão Climática dos Estados Insulares Africanos (AISCC), que decorre em Bissau, de 16 a 17 de outubro, tendo alertado que as alterações climáticas representam hoje a maior ameaça ao desenvolvimento humano e à estabilidade económica mundial, lembrando que a África contribui com menos de 4% das emissões globais, mas é um dos continentes mais afetados pelos impactos climáticos.

“Esta Conferência representa um momento decisivo, uma oportunidade para reforçarmos o compromisso político e estratégico que dá corpo à nossa identidade coletiva e para adotarmos decisões concretas que transformem a vulnerabilidade em liderança e a ambição em resultados”, referiu.

O governante reiterou a necessidade de uma mudança de paradigma no acesso ao financiamento climático, salientando que o continente africano continua a receber apenas 3% dos fundos globais destinados à ação climática. “Temos a obrigação moral e política de estar na linha da frente da ação climática global e de defender com firmeza a justiça climática”.

Durante a Conferência Ministerial da Comissão Climática dos Estados Insulares Africanos foram discutidos e aprovados instrumentos que, segundo Alcindo Mota, permitirão à Comissão dar um salto qualitativo na coordenação e implementação de projetos regionais. Entre esses instrumentos encontram-se: o Memorando de Entendimento para a Cooperação, a Plataforma Regional de Co-Investimento para as Finanças Climáticas e a Economia Azul, o Plano de Trabalho e a Estratégia de Comunicação da AISCC.

O secretário de Estado das Finanças destacou ainda que em Cabo Verde, o financiamento climático é uma prioridade de Estado, acrescentando que a introdução dos marcadores climáticos no Orçamento de Estado de 2026 marcará um passo decisivo de Cabo Verde rumo a uma política fiscal alinhada com o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Conferência Ministerial foi antecedida pela Reunião Técnica dos Pontos Focais da Comissão e por um Ateliê dedicado aos Mecanismos de Financiamento Inovador para o Clima, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Biodiversidade, pilares centrais da estratégia nacional de ação climática.

O evento, que decorre em Bissau, termina, hoje, sexta-feira, 17 de outubro, com uma mesa redonda entre os parceiros de desenvolvimento, seguida da cerimónia de encerramento, onde será assinado o Memorando de Entendimento relativo ao Acordo de Cooperação Mútua entre os Estados-membros da AISCC.