“O Governo está empenhado em continuar a investir na gestão de recursos hídricos e saneamento básico na ilha da Boa Vista” – Ministro Olavo Correia - Asset Display Page
Informações,Investimento Publicado em: 22-01-2026 17:47

O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou que o Governo está firmemente empenhado em continuar a investir na área da gestão de recursos hídricos e saneamento básico na ilha da Boa Vista.
Olavo Correia falava à margem da cerimónia de assinatura do Acordo de Crédito com a UniCredit Bank Austria AG, realizada no dia 22 de janeiro, destinada ao financiamento do Projeto “Sistema de Tratamento de Águas Residuais, Recolha, Distribuição e Irrigação da Ilha de Boa Vista”.
O acordo mobiliza uma linha de crédito concessional no montante de 15 milhões de euros, disponibilizada pela Áustria através da UniCredit Bank Austria AG, com cofinanciamento do Governo de Cabo Verde, e será executado pela empresa austríaca UNIHA wasser Technologie GmbH, sob gestão da Águas e Energia da Boa Vista (AEB).
Este investimento estruturante destina-se à instalação de infraestruturas modernas e resilientes de tratamento e recolha de águas residuais, à melhoria da distribuição de água e ao desenvolvimento de esquemas de irrigação na ilha.
“Trata-se de um projeto de alto impacto social, económico e ambiental. Reforçará o acesso equitativo à água potável, reduzirá riscos sanitários, protegerá ecossistemas e aumentará a resiliência climática da Boa Vista. Alinha-se com as prioridades do Governo, com o Programa do Governo e com o PEDS II (2022–2026), contribuindo também para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou o Ministro.
O Ministro considerou ainda que este é um passo decisivo para garantir infraestruturas básicas, dignidade e oportunidades para as comunidades locais, e para potenciar o crescimento sustentável e o desenvolvimento turístico e económico da ilha da Boa Vista.
Ao concluir, o governante reiterou o reconhecimento do Governo de Cabo Verde ao Governo da Áustria e reafirmou a total disponibilidade do país para continuar a mobilizar financiamentos para a ilha da Boa Vista, no quadro de uma parceria baseada na confiança entre o Governo Central, a Câmara Municipal, a Áustria e parceiros privados, orientada para investimentos estruturantes, melhoria das condições de vida, reforço do ambiente de negócios e crescimento sustentável de Cabo Verde.
Na ocasião, o Conselheiro Comercial da Embaixada da Áustria para Portugal de Cabo Verde, Guenther Schabhuettl, afirmou que estão muito satisfeitos e orgulhosos por a Áustria poder fazer parte deste novo projeto, através da tecnologia e do financiamento.
A assinatura deste Acordo de financiamento constitui um grande marco para Cabo Verde, ao contribuir significativamente para o cumprimento de uma das grandes prioridades do Governo de Cabo Verde, nomeadamente a expansão das redes de abastecimento de água e saneamento.