Navegação de acessibilidade

“Este Governo não vai permitir que a falta de condições dos pais seja uma condicionante à formação dos jovens cabo-verdianos” – Vice Primeiro-Ministro - Asset Display Page

“Este Governo não vai permitir que a falta de condições dos pais seja uma condicionante à formação dos jovens cabo-verdianos” – Vice Primeiro-Ministro

Informações,Informação Publicado em: 11-03-2019 12:15

Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, garante que o Executivo não vai permitir que “a falta de condições dos pais e encarregados de educação seja uma condicionante à formação e educação dos jovens cabo-verdianos”.

“E não é favor nenhum. Tão pouco é uma política de `coitadismo´. Menos ainda é, uma tentativa de tirar proveito da falta de condições das pessoas. Antes muito pelo contrário”, garantiu o Vice Primeiro-Ministro.

Olavo Correia foi mais longe ao afirmar que o país precisa dos nossos jovens bem formados e com capacidade para produzirem e criar valor. Isto, para que possam contribuir ativamente para o desenvolvimento do nosso país.

“É função do Governo, criar oportunidades tanto aos jovens, como para a sociedade civil no geral e, para as empresas. Estamos a preparar os jovens com formação de qualidade (obrigatório e gratuito, bem como um bom sistema de formações superior e profissional) – com abordagens viradas para o emprego e empregabilidade”, reforçou o também Ministro das Finanças.

Olavo Correia fez estas declarações na semana ora finda, na ilha de São Vicente, enquanto presidia à cerimónia de apresentação do PEPE (Programa de Estágio Profissional e Empresarial) bem como as oportunidades de formação profissional e de financiamento – que têm como objetivo essencial, dar aos jovens cabo-verdianos competências e habilidades para que possam penetrar com sucesso o mercado laboral, a cada dia, mais competitivo.

Olavo Correia aproveitou para anunciar que 1500 jovens da ilha de São Vicente vão ser beneficiados este ano- entre formação profissional (29 ações) e estágios.

“A ilha de São Vicente tem potencialidades nos mais diversos domínios, como a economia do mar, as tecnologias, o turismo, os transportes, as telecomunicações, as TIC´s, entre outros – pelo que estamos a preparar as ofertas de formação tendo isso em mente”, garantiu o Governante.