Navegação de acessibilidade

Ação de formação nacional sobre “Supervisão e Política Monetária” - Asset Display Page

Ação de formação nacional sobre “Supervisão e Política Monetária”

Informações,Nota Informativa Publicado em: 20-03-2019 12:07

Arrancou no último dia 11 de março, e vai até 22 do mesmo mês, uma ação de formação sobre “Supervisão Financeira e Politica Monetária”, realizada pelo Instituto de Formação em Gestão Económica e Financeira dos PALOP (IGEF), tendo como Entidade Formadora a Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde, para 23 Técnicos Superiores do Ministério das Finanças, Banco BCA, Banco de Cabo Verde e Bolsa de Valores, envolvidos na definição de implementação de políticas monetárias.

Esta ação de formação tem como objetivo melhorar a capacidade dos quadros técnicos superiores do sistema bancário em desenhar e implementar políticas monetárias. Enquadra-se, em termos gerais, na área das Políticas Monetárias e Cambiais, visando melhorar a capacidade dos quadros técnicos superiores do sistema bancário em desenhar e implementar políticas monetárias e adquirir novas competências em Ferramentas Analíticas necessárias para analisar a política monetária e o funcionamento do Banco Central.

A formação insere-se no âmbito do acordo celebrado entre os países membros do IGEF, com vista a preparação de ações de formação avançada que visem aprimorar as competências técnicas dos quadros superiores dos Ministérios das Finanças, Planeamento e Bancos Centrais dos respetivos países.

O curso intensivo sobre “Supervisão Financeira e Política Monetária” acontece no período de 11 a 22 de março de 2019, num total de 60 horas de formação em sala, com a participação de Formandos Cabo-Verdianos, na Cidade da Praia, nas instalações do MF.

Indicativamente, os conteúdos a ministrar no curso intensivo são os seguintes: Apresentação de estratégias de política monetária e acordos cambiais; Determinantes da inflação; Mercado cambial, globalização financeira e fluxos de capital; Taxa de câmbio real de equilíbrio; Análise do controlo de capitais; Mecanismo de transmissão de política monetária e estratégias de determinação de taxas de juros; Modelo de previsão e desenho de um sistema estruturado de análise de política monetária; Apresentação de estudos de caso.

A Formação em referência é, no quadro do Projeto de Apoio ao Estabelecimento do IGEF (PAIGEF), cofinanciada pela União Europeia e pelos Países Contratantes do Instituto.

O encerramento desta formação, que está a decorrer na sala multiusos do Ministério das Finanças, será no dia 22 de março, às 16H00