O Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, apresentou a um grupo de empresários, na cidade da Praia, as “Oportunidades de negócio/ExpoDubai 2020”. O Expo 2020 Dubai realiza-se sob o tema: “Conectando mentes, criando o futuro” que está subdividido em três subtemas principais: Mobilidade; Oportunidade e Sustentabilidade, baseados no espírito da criação de parcerias e promovendo a cooperação.

Este evento pretende atrair Investimento Direto Estrangeiro-IDE em cerca de $150 bilhões nos mais diversos sectores, nomeadamente de indústria, imobiliária e turismo; cultivar o empreendedorismo e crescimento das micro e médias empresas, dentro e fora de Dubai; promover a integração económica internacional; bem como, a promoção de soluções inovadoras nos campos críticos do comércio global.
As oportunidades da participação de Cabo Verde neste evento global são, entre outras, as possibilidades de promoção e divulgação das potencialidades do país, a nível internacional, potenciando os produtos e serviços “Made in Cabo Verde” num palco global- Médio Oriente (previsto receber cerca de 25 milhões de visitantes). Além das possibilidades de criar alianças estratégicas, parcerias, e captar investimentos estrangeiros nas áreas prioritárias do país.

As mais valias para a participação de Cabo Verde neste evento estendem-se ainda quanto à possibilidade de beneficiar dos prémios e subsídios divulgados pela organização, nomeadamente o Programa “Expo Live - um Fundo de 100 milhões de dólares, para financiar projetos de empreendedorismo” com inscrições abertas entre 1 e 31 de outubro. E ainda a possibilidade de participar no “Business Concierge”, com contactos de várias empresas dos EAU. O encontro aconteceu na Sala de Conferências do Ministério das Finanças, na cidade da Praia.
A participação de Cabo Verde nesta feira estará focada no tema mobilidade, de acordo com os objetivos traçados pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável – PEDS- 2017/2021.