O Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, diz-se satisfeito com a reativação, para breve, da residência estudantil de Santa Cruz, ilha de Santiago, por ora desativado devido a problemas de construção.
Trata-se de um assunto que vai ficar resolvido com a recente (esta sexta-feira, 21) assinatura do acordo de parceria para implementação do Projeto Integrado de Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde (PIEFP-CV) – 2018-2021 e que vai, também, requalificar o Centro de Formação da Variante, bem como fomentar o alargamento da cooperação na área de Formação Profissional entre Cabo Verde e Portugal.

Pelo que o Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional diz estar satisfeito com a nova era da cooperação para a Formação Profissional - tão importante para qualquer país, ainda mais, para um território onde a maioria da população é jovem, como é o caso de Cabo Verde. Isto, reforçado com a missão pública do Executivo cabo-verdiano, em preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e global.
A residência vai dinamizar o Centro de Formação e Emprego de Santa Cruz e, com isso, potenciar as possibilidades de formação dos jovens, tanto do interior da ilha de Santiago, como do país no seu todo.

O diploma foi assinado no Ministério das Finanças, entre o Ministro do Trabalho e Segurança Social de Portugal, José António Vieira da Silva, e o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, e as respetivas equipas. Igualmente homologado foi o Programa Estratégico de Cooperação (PEC) para o quinquénio 2017-2021. Isto, antes de o Governante português, ter feito, acompanhado do Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional de Cabo Verde, Pedro Lopes, uma visita guiada ao Centros de Formação Profissional da Variante e Santa Cruz, onde pode ver “in loco”, a realidade dessas estruturas e interagir diretamente com os intervenientes no processo formativo.