O Conselho de Diretores do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou esta quarta-feira, que vai conceder à República de Cabo Verde, um empréstimo de 20 milhões de euros para financiar a primeira fase do Programa de Competitividade e Desenvolvimento Econômico Local do país (PSC-LED), através da dinamização do setor privado.
O objetivo do programa é estimular o setor privado e as entidades locais a contribuírem mais para o crescimento e o emprego e apoiar o desenvolvimento liderado pelo setor privado, de acordo com o espelhado no Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2017/2021 e com o Orçamento do Estado 2019.
O programa presta especial atenção ao setor privado nacional, aproveitando as vantagens comparativas de cada uma das ilhas do país e garantindo a distribuição espacial das oportunidades econômicas.
Este projeto vai auxiliar o país a enfrentar alguns dos grandes desafios que se lhe colocam, bem como apoiará na implementação da estratégia geral de desenvolvimento, que será alcançado através de melhorias específicas na facilidade de fazer negócios e da competitividade, bem como através de maior desenvolvimento econômico local e descentralização mais efetiva.
O diretor do departamento de Governança do BAD, Abdoulaye Coulibaly, destacou o impacto geral do programa que impulsionará a competitividade do setor privado de Cabo Verde.
“Num processo bem coordenado em conjunto com outros parceiros, o Banco enfatizou o aumento da competitividade e, ao mesmo tempo, assegurou que a distribuição espacial de oportunidades econômicas resultantes de reformas fosse uniformizada em todas as ilhas para garantir a inclusão. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico local é crucial”, escreveu o BAD na sua página oficial.
É de se realçar que, o BAD é uma instituição com uma atuação dinâmica em Cabo Verde. A carteira do Banco no país incluiu 11 operações que cobrem o valor de US $ 114 milhões, no final de abril de 2018. Isso inclui um projeto do setor privado - o Projeto Eólico Cabeólica, avaliado em € 15 milhões. O setor de TIC é o setor líder, representando 32,7%, seguido por Transportes (29,7%), Governança (22,7%), Energia (10,4%), Social (1,6%), água e saneamento (0,8%).
![]() ENDEREÇO Cidade da Praia Ilha de Santiago Cabo Verde |
![]() Tel. (+238) 2607400 |