O Ministério das Finanças está em pleno processo de preparação do Orçamento de Estado para o Próximo ano. No país, está o Grupo de Apoio Orçamental – GAO, com o qual o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, teve um encontro de abertura no inicio desta semana, durante o qual afiançou que o Governo está a alterar o modelo de crescimento da economia cabo-verdiana.

O Governo está a trabalhar para garantir mais oportunidades aos pequenos empreendedores. É um processo que segundo o titular da pasta das Finanças, passa por uma série de reformas e que já estão em curso, nomeadamente a melhoria radical do ambiente de negócios; a ligação do mercado de produção ao mercado de consumo e garantir que os grandes investimentos também possam ser oportunidades para os micro e pequenos empreendedores bem como para o cidadão comum.
“É necessário que aumentemos substancialmente o crescimento potencial da nossa economia” enfatizou Olavo Correia ao lembrar, entretanto, que o país tem um longo caminho a percorrer no processo de desenvolvimento e que se trata de um trajeto de resistência e persistência. Porém, sublinhou que o Orçamento de Estado de 2019 está a ser feito com base nestas premissas.
Para o Vice-Primeiro Ministro, o que Cabo Verde conseguiu, volvidos 43 anos da nossa independência, deve dar animo a todos os cabo-verdianos para fazer ainda mais e muito melhor. “Estamos a crescer a 4% e temos todas as condições para crescer a 7%, para que, no espaço de uma década, possamos duplicar o nosso rendimento per capita e permitir que os cabo-verdianos e os que escolheram o nosso país, possam viver melhor” rematou.
A missão do GAO termina hoje, sexta-feira. Os trabalhos serão encerrados ao final da tarde, com uma conferência de imprensa conjunta, na qual será feito o balanço desta missão de uma semana.